quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NINGUÉM É DISPENSÁVEL NESTE PERCURSO POR UMA UBI MELHOR

Prezadas(os) Colegas:

Ao aproximar-se o dia da eleição dos membros internos do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, permitam-me que, enquanto membro da lista B, partilhe convosco a satisfação pelo facto de se terem candidatado duas listas de Professores e Investigadores a um órgão tão importante para a futura governação da UBI. Penso igualmente que o debate a propósito suscitado, salvo raras excepções, primou pelo respeito pela instituição e por todos quantos nela trabalham. Estes dois feitos, de que nos devemos orgulhar, são prova de uma maturidade institucional entretanto atingida.

Esta breve mensagem, que também é de agradecimento pela receptividade das nossas propostas, destina-se a apelar, uma vez mais, à vossa atenção para aquelas que me parecem ser as grandes linhas de força da lista B, que encabeço:

1)A defesa de um Conselho Geral constituído por membros com pensamento autónomo, actuação independente e responsável, de forma a tomarem decisões ponderadas no interesse da Universidade e das pessoas que a compõem: estudantes, funcionários, professores e investigadores;

2)Sendo desejável que a UBI continue a posicionar-se, no que ao ensino e à investigação concerne, como uma instituição de referência nacional e internacional, este desiderato, porém, não deve levar a que se perca o referente regional, de onde decorre muita da sua identidade;

3) A investigação é, naturalmente, uma dimensão imprescindível na afirmação de qualquer universidade e a UBI não pode e não deve ser excepção.
A lista B atribui, porém, igual importância ao ensino, um ensino que se pretende de qualidade, e à prestação de serviços. Cada qual, no âmbito das suas capacidades e das suas preferências, deve potenciar o seu trabalho e o seu saber em prol do engrandecimento de qualquer destas vertentes de afirmação. Ninguém é, assim, dispensável neste percurso por uma UBI melhor;

4) Será desejável que a transição a ser encetada decorra, tanto quanto possível, sem sobressaltos. Por isso, um Conselho Geral representativo das diferentes sensibilidades da universidade, ao constituir-se como plataforma para a evolução e desenvolvimento, transforma-se igualmente num factor de estabilidade para os próximos quatro anos.

Resta-me, por fim, reiterar os meus agradecimentos a todos quantos nos quiseram acompanhar neste debate e desejar que todos, a bem da UBI, exerçam amanhã (6 de Novembro) o seu direito e o seu dever de voto.

As minhas saudações académicas.
José Carlos Venâncio

1 comentário:

Anónimo disse...

Li, com atenção, o que foi escrito e os comentários que foram feitos neste espaço, durante estes dias que antecederam a eleição para o CG. Do muito que foi dito, muito ficou esclarecido, mas ainda muito ficará, por certo, por dizer…de alguns comentários fica-me a sensação de haver ainda quem se queira passar por quem não é...
Ontem, assisti à sessão de esclarecimento da lista A, com o intuito de perceber melhor aquilo que, para mim, não estava, ainda, claro no que a referida lista apregoava.
Hoje tenho, com maior firmeza, a certeza que na lista A não poderia votar! Porquê? Porque não me conseguiram convencer, em primeiro lugar que estão mais empenhados nos interesses globais da nossa universidade do que a lista B e em segundo lugar porque, quer as questões que lá foram colocadas, quer as respostas soaram a falso…sim a falso…quem lá esteve e ouviu, com atenção, percebe, certamente, o que quero dizer.
Professor Venâncio, estou nesta casa há alguns anos, embora não o conhecendo pessoalmente, confesso que tinha uma opinião diferente sobre o senhor…agradeço a toda a informação que nos foi disponibilizada durante esta campanha, ter-me dado a possibilidade de modificar a minha opinião. Gostei da forma como respondeu às perguntas que o Eduardo Alves lhe fez, gostei da emotividade que conseguiu transmitir, gostei da simplicidade e da sinceridade com que nos esclareceu sobre os objectivos da lista B, enfim gostei! Obrigada a si e a todos os elementos que constituem a lista B por nos permitirem poder escolher, amanhã, quem nos represente. Sem dúvida que eu vou votar na lista B.
Assina uma docente da UBI.