
Por que me vieram convidar (é sempre bom ser um dos 30 lembrados), aceitei integrar a lista B como suplente. Não serei por isso membro do próximo Conselho Geral nem votarei para Reitor.
Há 35 anos na cidade e 15 na UBI, sei quanto o futuro da UBI é importante para a região. Como presidente de um departamento há 2 anos, tenho pautado essa gestão por trazer os melhores para cá (de 0 artigos ISI passámos a 10). Mas também sei o que isso custa a quem tem de assegurar conflitualidades, aulas e o apoio pedagógico administrativo diário. Esse sucesso deve-se à construção de uma pequena equipa que treina e se reveza nas funções sempre com grande espírito de entreajuda e sacrifício rotativo, sem medalhas.
É essa constituição que desejo para este 1º Conselho Geral: uma composição equilibrada entre as eventuais tendências existentes na Universidade, de forma a apreciar, aconselhar e fiscalizar ponderada e eficientemente, um futuro Reitor mas, sobretudo, a encontrar o que de melhor existe em cada um dos trabalhadores com marca UBI e irrepreensibilidade na aplicação equitativa dos mesmos critérios de avaliação a TODOS.
Conhecendo as listas de professores que se apresentaram, confesso que encontro maior equilíbrio, diferentes tendências e alargada representatividade na lista B; mais ainda, nela não vejo defeitos como i) desinteresse pelo investimento e progresso do trabalho de investigação nem ii) um "amor" desmesurado para centrar a nossa actividade nos alunos (que parecem ser a bandeira da lista A).
Espero melhorias, mudanças para maior eficiência e empregabilidade e irei corresponder com qualquer dos reitores que venha a ser eleito.
Votar para o CG não pode nem deve ser um compromisso a priori com qualquer programa reitoral. Pelo contrário, quanto mais diversificado for este, maior será a probabilidade de emergirem diversas candidaturas e mais ganhos haverá para a UBI.
Sou claramente contra o monolitismo de poderes e a imprevisibilidade de critérios de actuação e por isso votarei B.
Pedro Guedes
Dep. Ciências do Desporto - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
9 comentários:
É impressão minha ou o Prof. Pedro Guedes está a manifestar o apoio à lista A?
É impressão sua, talvez fruto de "tentar adivinhar" o que vai na cabeça dos outros.
Mas é esse o trabalho de um profiler...
sem sucesso contudo, reconheça
Antes a imprevisibilidade que a ausência de critérios, dilecto.
Eu até acho que o Professor Pedro Guedes está a fazer um trabalho muito sério no departamento de que é Presidente. Mas as suas ideias, com as quais concordo, estão muito mais próximas do líder da lista A, do que do líder da lista B. As pessoas não devem pertencer a listas por estarem somente alinhados com os "amigos?" . Devem estar nas listas por ideias. E claramente as ideias do Professor Pedro Guedes são próximas da A. Professor Pedro Guedes não vote pelos pseudo amigos, vote nas ideias que defende.
Aproveito para lhe dar os parabéns pelo bom trabalho que tem feito no seu departamento. Vote em consciência.
É assim mesmo Pedro.
Um homem sem medo.
Põe o dedo na ferida quando é necessário. Leal. Não há “profiler” que te resista.
Estou contigo.
Estou com a B.
Que tipo de censura é esta que os comentários só aparecem depois de previamente aprovados?
Afinal não era um espaço livre de debate?
Não é censura, é decoro. Os poucos comentários não aprovados eram ataques pessoais vindos de anónimos. Isto é um espaço de debate, não de achincalhamento.
Enviar um comentário