quarta-feira, 29 de outubro de 2008

POR DEVER CÍVICO E RESPONSABILIDADE ACADÉMICA



Caros(as) Colegas,
Ao aceitar encabeçar a Lista B ao Conselho Geral da UBI, fi-lo com um profundo sentido de dever cívico e de responsabilidade académica. As eleições que se avizinham são, na verdade, uma oportunidade única para debatermos o estado e a evolução da nossa instituição. O Conselho Geral, que destas eleições resultará, será o órgão mais importante da futura governação universitária. A sua constituição só ficará, porém, concluída com a cooptação de oito personalidades externas, cuja escolha deverá, nestes termos, ter em consideração o seu prestígio a nível nacional e regional, bem como a sua disponibilidade para colaborarem efectivamente connosco.

Embora este momento seja o da eleição do Conselho Geral, quero, mesmo assim,iniciar a minha primeira intervenção neste blog, partilhando convosco duas questões que me parecem, em termos de estratégia, basilares para o desenvolvimento da UBI. Em primeiro lugar, considero que a UBI deve aspirar a um patamar de prestígio nacional e internacional, no que ao ensino e à investigação diz respeito, sem que, contudo, abdique da sua influência no desenvolvimento da região. Da sua inserção regional, advém, pois, muita da sua identidade.

Em segundo lugar, a assunção do passado da instituição como globalmente positivo, como consta da Declaração de Princípios da Lista B, não significa que eu e os demais membros da Lista não estejamos conscientes das melhorias qualitativas que devem ser operadas nalguns Serviços da UBI, em prol de uma optimização de eficiência e de uma melhor simbiose entre os referidos serviços e a demais comunidade Ubiana.
José Carlos Venâncio
Dep. Sociologia - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

1 comentário:

Anónimo disse...

Começo por saudar a independência da Lista B. Estas eleições são para o Conselho Geral e não para a corte do futuro reitor!
A construção de uma Ubi de futuro tem de ser feita sobre alicerces, com pessoas sólidas e não com ideias leves e grandes ambições, sob a capa da mudança.